Titulação Acido Base
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que, através da medição de volumes, é possível determinar a concentração de uma solução desconhecida utilizando outra solução cuja concentração já é conhecida, chamada de solução padrão. A titulação utiliza o princípio de que ácidos são neutralizados por bases para formar sal + água.
1. OBJETIVO
O objetivo dessa experiência é determinar, a partir de soluções de ácidos e bases, quais reagem com o cromato de potássio (K2CrO4) ou com o dicromato de potássio (K2Cr2O7), estabelecendo um equilíbrio químico.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
3 Béqueres de 50 mL
3 Balões volumétrico s de 100 mL
Pipeta volumétrica de 25 mL
3 Erlenmeyers
Espátula e garras
Balança analítica
Bastão de vidro
Frasco lavador
Bureta
Suporte universal
Ácido oxálico (HOOC-COOH)
Água destilada (H2O)
Fenolftaleína (indicador)
Hidróxido de sódio (NaOH)
Ácido acético (vinagre)
3.2 Métodos a) Equilíbrio dos íons cromato e dicromato.
Primeiramente colocou-se 5,0 mL de K2CrO4 em um béquer, usando uma pipeta graduada, e 5,0 Ml de K2Cr2O7 em outro. Foi anotada a cor das soluções para comparações posteriores. Com dois tubos de ensaio limpos, colocou-se 10 gotas (de aproximadamente 0,5 Ml) de cada solução em cada um. Acrescentou-se gota a gota, em cada um dos tubos, de NaOH 1,0 mol/L até a mudança de cor. Foram anotadas as cores das soluções, e reservadas para o final do experimento. Foi repetido o procedimento anterior, só que dessa vez adicionando-se HCl 1,0 mol/L, e reservado. Anotou-se as novas cores. Novamente acrescentou-se gota a gota de NaOH as soluções obtidas anteriormente com HCl, até a mudança de cor. Anotaram-se as cores. E por último, acrescentou-se gota a gota de HCl nos tubos reservados ao adicionar-se NaOH. Anotaram-se as novas cores.
pesou-se um béquer de 50 mL seco e colocou-se 6 pastilhas de NaOH, com a