Projeções de Telhados
TELHADOS TELHAS E MADEIRAMENTO
Em uma construção, telhado e cobertura são muito importantes. Da sua execução perfeita dependem a duração e conservação do edifício.
Na maioria dos casos, os planos de cobertura (telhados) têm inclinações iguais e, portanto, declividades iguais.
Chama-se Cobertura plana ou Telhado plano a cobertura formada por planos.
Na prática chama-se Cobertura ao revestimento de telhados com a inclinação máxima α = 75°, ou % = 373%. (Para α > 75° o revestimento é denominado Fechamento Lateral.}
Cada plano de cobertura é chamado de "plano" ou "água" do telhado.
TELHADOS USUAIS
Para cada tipo de cobertura há uma inclinação e uma capacidade de vazão limites, tendo em vista a estabilidade, a percolação das águas pluviais, a necessidade de ser evitado o acúmulo de detritos, etc.
Declividades abaixo das mínimas recomendadas para cada tipo de telha implicam no aparecimento de goteiras, percolação das águas de chuvas, unidade, etc...
Quanto maior for a capacidade de vazão do tipo de telha, menor pode ser a inclinação do plano de cobertura, melhorando o aspecto da construção, embora possa causar dificuldades na instalação de caixa d’água.
Inicialmente devemos citar as coberturas que usam telhas de barro (ou cerâmicas) tipo telha francesa, telhas tipo colonial, tipo paulista (telhas de barro, tipo canal) e telhas plan.
Existem outros materiais usados em coberturas como por exemplo: telhas de aço, telhas de alumínio, telhas de fibro-cimento, telhas plásticas, módulos de concreto, etc.
1
2
TIPOS DE TELHAS (ORIENTAÇÃO CONFORME LITERATURA)
Tipo de Telha
Telhas por m2
Peso total (com madeiramento) kg/m2
Inclinação
(graus)
Inclinação (%)
Francesa
13 a 15
40 - 50
27°a 50°
51% a 111%
Colonial ou canal
16 a 32
80-100
18°a 30°
32,6% a 57,7%
Paulista
~ 24
___
19,3o (min.)
35% (min.)
Paulistinha
___
___
16.7o (min.)
30%