Trabalhos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TELHADOS
Profa. Msc. Paula Melo
O que são telhados
Telhados são construções destinadas a proteger os edifícios da ação das intempéries. Compõem-se da cobertura, da estrutura e dos condutores de águas pluviais.
A cobertura é verdadeiramente o elemento de proteção, sendo que a estrutura serve de apoio à mesma e as calhas e condutores verticais são úteis no recolhimento das águas pluviais. Tipos de superfície
Os telhados podem ser:
- de superfícies curvas;
- de superfícies planas;
- de superfícies mistas.
Superfícies curvas
Abóbodas
Cúpulas
Cascas
Superfícies planas
Lajes
Horizontal
Inclinada
Telhados
Telhas de barro
Alumínio
Plástico
Cimento-amianto
Cobertura
Existem no mercado vários tipos de telhas, tais como de cerâmica ao natural, esmaltadas em várias cores, de vidro ou de cimento colorido.
Antes de se decidir por um ou outro modelo, é importante não só considerar o aspecto estético, mas também o funcional e o econômico. Não se esqueça que as telhas têm a função de proteger toda a estrutura da obra e precisam ser apropriadas ao projeto arquitetônico. Por exemplo, se você deseja um telhado com grande inclinação, escolha telhas que já tenham saliências para os furos de amarração, a fim de assegurar total rigidez ao telhado.
Se você necessita de alguns segmentos de telhas de vidro para aumentar a iluminação no interior do ambiente, escolha tipos com versão também em vidro, para se ter um telhado uniforme, sem vãos que possam permitir a entrada de água.
Outro detalhe importante: cada tipo de telha exige um caimento
(inclinação) mínimo para a água da chuva escoar com facilidade.
Tipos de cobertura
Estrutura
São peças destinadas a transferir os esforços da cobertura às vigas, lajes, pilares e ou paredes.
As estruturas compõem-se de tesouras e vigamentos secundários. As tesouras são geralmente de forma triangular.