Vasectomia
DEFINIÇÃO:
Vasectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte realizado ambulatorialmente e que consiste na interrupção dos CANAIS DEFERENTES no escroto, impedindo que os espermatozoides deixem os testículos e sejam posteriormente eliminados pela ejaculação. O líquido seminal, que corresponde a 98% do material ejaculado, permanece inalterado. A vasectomia consiste então em evitar que os espermatozoides cheguem à próstata. Isso se faz bloqueando os canais deferentes, cortando-os e amarrando suas pontas com fios.
PROCEDIMENTO DE COMO A CIRURGIA É REALIZADA:
A cirurgia é realizada com quatro manobras clássicas:
I. Corte do canal;
II. Cauterização dos dois cotos para causar a formação de um tecido cicatricial com a finalidade de obstruir ambas as extremidades dos cotos;
III. Ligadura com fio inabsorvível, ou seja, "amarra-se" os cotos do vaso com um fio;
IV. Sepultamento da extremidade (coto) do Vaso Deferente que vem do testículo. Este fica totalmente envolvido na membrana que o circunda, isolando-o dos tecidos vizinhos.
CURIOSIDADE:
A vasectomia não provoca impotência sexual, não engorda, não provoca câncer e não diminui o prazer sexual. Aliás, o homem fica até mais tranquilo, podendo ter uma melhora no seu desempenho sexual, já que elimina o temor de uma gravidez indesejada. Paralelamente, a parceira que não deseja engravidar de novo também se tranquiliza. O ponto negativo da vasectomia surge a partir do momento em que o paciente ou o casal se arrepende do procedimento. Neste caso, dependendo do tempo decorrido desde a cirurgia, pode haver sua reversão, com taxas razoáveis de fertilização.
Quando o casal já tem o número de filhos desejados, a vasectomia é a alternativa mais inteligente como método anticoncepcional, pois o uso de preservativos, a pílula anticoncepcional ou o DIU até a chegada da menopausa do cônjuge, não é a melhor receita em vista da própria saúde da mulher (a pílula é contraindicada após os 35 anos de idade) sem falar