Rampas e telhados
1. Definições
É um plano inclinado usada para circulação e permitir fácil comunicação entre dois pisos situados em níveis diferentes;deve ser previsto patamar de descanso em condições semelhantes às da escada. Quando se destina ao uso de pedestre, a rampa ideal seria a de 8% de inclinação.
As rampas são pouco utilizadas em residências, mas largamente aplicadas em edifícios de apartamentos,escolas, hospitais e edifícios comerciais, etc; onde a circulação interna justifica sua utilização.
As rampas não podem terminar em degraus ou soleiras, devendo ser precedidas e sucedidas sempre por patamares planos; com comprimento mínimo de 1,10m no sentido do trânsito. Não é permitido a colocação de portas em rampas; estas devem estar situadas sempre em patamares planos, com largura não inferior à da folha da porta do lado do vão.
O piso das rampas devem ser antiderrapante. As rampas devem ser dotadas de guarda - corpo e corrimão, análoga às da escada.
[pic]
[pic]
[pic]
2. Dimensionamento
A inclinação das rampas, deve ser calculada segundo a seguinte equação: i = h x 100 c onde: i é a inclinação, em porcentagem; h é a altura do desnível; c é o comprimento da projeção horizontal.
2.1. Tabela para dimensionamento de rampas
As rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos na tabela a seguir. Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso.
[pic]
[pic]
2.2. Tabela para dimensionamento de rampas para situações Excepcionais.
Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente a tabela 5, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme a tabela abaixo:
[pic]
2.3. Outras normas de dimensionamento
2.3.1. A inclinação transversal não pode exceder 2% em rampas internas e 3% em rampas externas.
2.3.2. A projeção dos corrimãos pode