Conflito de gerações
Impactos nas relações interpessoais do choque de gerações são assuntos pertinentes diariamente,assim como as questões culturais e sociopolíticas do conjunto de pessoas nascidas pela mesma época. A partir desta análise sucinta iremos perceber o modelo de cada geração,quais os conflitos que podem despontar, e como a comunicação pode confundir as organizações ou contribuir para o desenvolvimento da empresa. Em uma avaliação, a psicóloga Marianita Xavier Crenitte,especializada em carreiras e diretora da Novo Ser Consultores Associados , afirma que :
“ Empresas de sucesso têm times de trabalho,e não pessoas com metas individuais. Em equipe, a energia da produtividade é maior , há um objetivo comum . “
Aplicando esta visão à vida profissional , percebemos que quem se acomoda , no mínimo , pára de avançar na carreira , abrindo espaço para quem vem atrás .Quem se adapta aos novos tempos manda no jogo !
A GERAÇÃO X
Nas últimas décadas , a expectativa de vida aumentou vertiginosamente. Já não se espera dos sessentões que se aposentem e passem os dias sentados no sofá assistindo televisão ou ouvindo o rádio . Cada vez mais aposentados voltam ao meracado de trabalho por motivos diversos , como manter-se atualizado ou complementar o orçamento , justamente porque vivemos num mundo cada vez mais rápido , global , dinâmico e competitivo.
A Geração X ou Baby Busters como é chamada , compreende os nascidos entre meados dos anos 60 e início dos 80 . Passaram pelos momentos cruciais da Guerra Fria , acompanharam a decadência dos últimos grandes estadistas , e alterando o posicionamento ideológico e social foram marcados pelo surgimento da AIDS .
Os integrantes desta geração são céticos , mais difíceis de serem manipulados pelos meios de comunicação e marketing convencionais . Suas