Inclinações
Topografia
Inclinação
Rampas:
Muitas vezes arquitetos e engenheiros são chamados para analisar as características de acessibilidade de uma edificação. Tudo se desenrola bem até o momento de medir a inclinação da rampa.
A inclinação transversal máxima de uma calçada deve ser de 3%. Paraas rampas, a inclinação deve ser de no máximo 8,33%, com larguramínima de 1,20 m ou 1,50 m.
Muitas vezes não se tem condição prática para medir o desnível e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinação.
Basta ter em mãos uma régua com nível de 50cm (que é um tamanho prático, para cálculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que é só calcular) e uma trena comum.
Posicionando a régua com nível de forma a deixá-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra régua, para medir o desnível. E assim podemos aplicar a fórmula já conhecida de cálculo de inclinação de rampa: sendo: i=inclinação ; h=desnível ; c=comprimento
Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da régua) temos 6 cm de desnível, quer dizer que temos uma inclinação de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessível. Se ao invés, temos 4 cm de desnível em 50 cm de comprimento atingimos a inclinação de 8%, adequada para acessibilidade, pois está abaixo de 8,33% (máximo permitido).
Rampa de garagem:
Para o cálculo da rampa de acesso de veículos adotou-se: declividade de 20% pé-direito de 3 metros
Se a cada 1 metro _____ 20%
Usa-se a regra de três onde,
100 cm _____ 20 cm x _____ 300
20x = 300 x 100 x = 1500 cm = 15 metros
Conclusão: A rampa terá 15 metros de comprimento com declividade de 20% par vencer um vão de 3 metros de altura.
Telhado:
Devemos primeiro compreender que: o que determina a inclinação do telhado é o tipo de telha que será utilizada. As telhas podem ser de cerâmica (barro), concreto, fibrocimento, vidro, metálicas, galvanizadas, ecológicas (fibras naturais ou materiais reciclados) e de