Titrimetria
Titrimetria de precipitação O objetivo dessa técnica é formar compostos pouco solúveis. Para a obtenção dos resultados deve ser atingidos alguns resultados como:
* A reação deve ter a estequiometria conhecida.
* Deve ter total reação entre o agente precipitante e o íon.
* A reação deve se tornar completa em um tempo relativamente curto.
* Oferecer modos para eficiente sinalização do ponto final.
Porém essas condições são dificilmente alcançadas nas reações, pois dificilmente é encontrado um modo para obter um ponto de equivalência mas em algumas reações este ponto pode ser encontrado pela visualização do momento em que deixa de acontecer a precipitação. Para fazer determinações onde necessitasse de resultados mais precisos, é feito o uso de indicadores, estes podem ser divididos como: específicos e de absorção. As probabilidades de aplicar a volumetria de precipitação são quando utilizados métodos físicos de medição, como a potenciometria, condutimetria, amperometria ou fotométrico. Um dos fatores limitantes dessa técnica seria a velocidade que é lenta para a reação de precipitação.
Método de Volhard: Íons Ferro(I)
Ag+ + SCN-
AgSCN
No método de Volhard, os íons prata são titulados com uma solução padrão do íon tiocianato:
Fe3+ + SCN- FeSCN2+ (vermelho)
O íon ferro(I) serve como um indicador. A solução torna-se vermelha com um leve excesso de íon tiocianato: A titulação dever ser realizada em solução ácida para prevenção de ocorrer a precipitação dos íons ferro(I) como hidróxido.
A concentração do indicador não é crítica na titulação de Volhard. A mais importante aplicação do método de Volhard é na determinação indireta dos íons haleto. Um excesso medido de solução de nitrato de prata padrão é adicionado a uma amostra, o excesso de prata é determinado por retrotitulação com uma solução padrão de tiocianato. O meio fortemente ácido necessário ao procedimento de Volhard representa uma vantagem que o distingue dos