Tiristores
O Tiristor nada mais é do que uma família de dispositivos semicondutores, que operam em regime chaveado, e formado por uma estrutura de 04 camadas P-N-P-N. Neste trabalho vamos falar de alguns desses dispositivos que engloba a Família dos Tiristores. São eles: o DIAC, SCR e o DIODO SHOKLEY.
SCR - ( Retificador Controlado de Silicio)
O SCR tem a semelhança a um diodo, mas com um terceiro terminal chamado de gatilho. Para conduzir, ele deve estar polarizado diretamente, e deve receber um pulso de corrente neste gatilho Gatilho.
As principais Características do SCR são:
• Chaves estáticas bi-estáveis que trabalham conduzindo normalmente e conduzindo com possível controle;
• É Composto por quatro camadas semicondutoras ( P-N-P-N)., com três junções (P-N)
• Possui uma resistência elétrica variável com a temperatura dependente da potencia que estão conduzindo, apresenta uma alta velocidade de comutação e uma elevada vida útil.
O SCR é aplicado em; Controle de relés e motores; fontes de tensão reguladas, variadores de tensão CC ( Choppers ), inversores CC-CA, Variadores de freqüência, carregadores de baterias e controles de iluminação. Mas a sua principal aplicação a para conversão e controle de Grandes quantidades de potencias em sistem CC e CA.
Veja figura abaixo um circuito com um SCR. / Fig - 01
A figura 01 mostra um circuito de eletrônica de potencia em CA, capaz de variar de 0 a 220 Volts.
Neste Circuito o SCR esta funcionando de maneira análoga ao diodo, permitindo a passagem de apenas um semi-ciclo, o positivo, com isso a lâmpada acende somente em neste semi-ciclo, nesta condição ela atinge somente 50% de sua capacidade máxima. O principio deste circuito é usado para controle de cargas de aparelhos como liquidificadores e batedeiras.
DIAC – (diode AC switch – diodo comutador AC )
O Diac é um comutador de onda completa ou bidirecional que dispara em ambos sentidos, compostos