tirantes
DE TIRANTES
Introdução
Tirante é um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre as suas extremidades; a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça e a extremidade que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado, e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre.
Sequencia de Execução do Tirante em Parede Diafragma
Montagem da Cordoalha
Perfuração da Parede-diafragma
Perfuração do Solo
Execução de Injeção da Bainha
Instalação da Cordoalha
Central de Injeção e Mistura de Calda
Conjunto de Protensão
Montagem de cordoalhas
A montagem das cordoalhas devem ser feitas sobre bancada com comprimento mínimo do tirante definido em projeto, em local coberto e possuir todas as ferramentas fundamentais para tal trabalho. (Exemplo: Turquesa; Serra de corte; trena;)
Perfuração da Parede-diafragma
A perfuração deve ser executada com equipamento adequado e o diâmetro a ser definido em projeto. (Perfuratriz Hilti ø150 mm)
Perfuração do Solo
A perfuração do solo deve ser executada com equipamento adequado com diâmetro no máximo de 5”, a profundidade será definida em projeto ou até atingir solo rochoso.
(Perfuratriz MC 600/MC 800)
Execução de Injeção da Bainha
A injeção da bainha consiste em efetuar uma camada de proteção com calda de cimento no furo para que o tirante não tenha contato com o solo durante a instalação, assim minimizando o efeito de corrosão das cordoalhas.
OBS.: A injeção de calda de cimento neste momento deverá ser realizada sem pressão para não deteriorar as paredes do furo.
Instalação da Cordoalha
A sua introdução no furo deve ser lenta e cuidadosa para se evitar qualquer dano ao mesmo ou atrito excessivo contra as paredes do furo
Execução de Injeção de Bulbo ou Secundárias
Decorrido um prazo de 12 horas após a injeção de