PONTES DE TIRANTES
Resumo:
Este trabalho refere-se a pontes de tirantes. Por conseguinte, aborda os seus elementos estruturais constituintes (fundações, mastros, tirantes e tabuleiro), como é que estes funcionam e ainda difere os diferentes tipos de pontes de tirantes consoante os diferentes tipos de materiais e distribuição dos elementos estruturais: diferentes tipos de distribuição dos tirantes (em sistema de um único tirante, de harpa, de estrela ou de leque), os tipos de mastros (um único mastro central, sistema duplo, sistema em portal e sistema em forma de “A”), as diferentes fundações (fundações directas, em estaca, em tubulão e fundações especiais), a variedade de tabuleiros. Dentro da especificação dos tabuleiros, abordar-se-á os tabuleiros de betão, metal e intermédios. Distinguir-se-á também os diferentes tipos de vão de pontes de tirantes, sendo estes pequenos, médios e grandes. Também ao longo do trabalho serão dados exemplos de pontes de tirantes, para ilustrar melhor o que é referido.
Palavras-chave:
Pontes de tirantes, tirante, fundação, tabuleiro, vão.
Palavras-chave em língua estrangeira:
Cable supported bridges, cable stayed bridges, decks, cable-stay, spans, steel decks, concrete decks, composite steel concrete decks.
Objectivos:
Este trabalho foi elaborado no âmbito da cadeira de Engenharia Civil e
Ambiente, no Instituto Superior Técnico, Campus Alameda, Lisboa, de modo a obter aprovação na cadeira mencionada.
A elaboração deste trabalho foi proposta a todos os alunos do 1º ano (1º semestre) com o objectivo de que estes escolhessem o tema da cadeira que mais apreciaram e que a partir deste, elaborassem um trabalho escrito.
1
Introdução:
Desde há muitos séculos que o Homem teve a necessidade de se deslocar. Por isso, sempre que se punha um obstáculo no seu caminho, o Homem tentava ultrapassálo. Um dos obstáculos que o encontrou, logo no Paleolítico, foi a dificuldade de passar de uma margem para a outra