Tira Reativa
Princípios: A tira reagente utilizada para a determinação do pH e densidade e a pesquisa de elementos químicos no exame de urina rotina é constituída por um suporte plástico contendo áreas impregnadas com reagentes químicos. Uma reação de cor se desenvolve quando as áreas de química seca entram em contato com a urina.
Interferentes: Vários fatores sao capazes de interferir nos métodos analíticos empregados na tira reagente e o conhecimento destes é fundamental para a correta interpretação dos resultados.
Dentre estes fatores interferentes, destacam-se agentes de limpeza e desinfetantes, medicamentos e ácido ascórbico em concentrações elevadas na urina. Qualquer medicamento novo deve ser considerado, a princípio, como fonte potencial de interferência.
TESTE
PRINCÍPIO
VALOR DE REFERÊNCIA
Falso Negativo
INTERFERENTES
Falso Positivo
Nitrofurantoína, riboflavina, fenazopiridina, corantes diazóicos, ácido p-aminobenzóico, beterraba
Urobilinogênio
Reação de acoplamento com saldiazônio com formação de
< 1mg/dL pigmento de cor rosa.
Nitrito, ácido ascórbico, formol
Glicose
Reação específica da glicoseoxidase/peroxidase com o indicador cloridrato de tolidina,com formação de cor variando de verde claro a verde escuro.
Negativo
pH25mg/dL, nitrito Cetona
Reação do nitroprussiato de sódio com ácido acetoacético e
Negativo
acetona em meio alcalino formando um complexo violeta.
*
pH
Combinação de dois indicadores de pH que produzem cores laranja, amarela, verde e turquesa no intervalo de pH 5,5 a 6,5 de 5 a 9.
*
Contaminação bacteriana
Sangue
Atividade pseudoperoxidase da porção heme da hemoglobina que catalisa a oxidação de um indicador na presença de peróxido orgânico.
Negativo
Densidade aumentada, proteína elevada, nitrito
>10mg/dL ,ácido ascórbico
>25mg/dL, ácido úrico, glutationa, ácido gentísico, captopril Peroxidase microbiana
(infecçãourinária),