Aula bioquimica
Avaliação das proteínas A) ALBUMINA ( 60% das proteínas plasmáticas Funções( transporte de moléculas insolúveis como: bilirrubina, uréia, ácidos graxos, etc.
B) GLOBULINAS( COBRE = proteína Ceruloplasmina FERRO= proteína Transferrina IODO= proteína Tireoglobulina (na glândula tireóide) ANTICÓRPOS ( Ensaios específicos de pesquisa de anticorpos.
Distúrbios envolvendo PTNs
HIPOPROTEINEMIA- Diminuição de proteínas totais.
Síndrome nefrótica, glomerulonefrite e diarréias. HIPERPROTEINEMIA- Aumento de proteínas totais.
Mieloma Múltiplo e Desidratação.
Resumão:
HIPOPROTEINEMIA
A Sindrome Nefrótica significa uma condição onde são observadas várias alterações na cápsula de Bowman ou nos túbulos renais levando a liberação de proteínas na urina chamada de proteinúria. (conjunto de sinais e sintomas que comprometem os néfrons. Patologia ( Proteinúria).
A Glomerulonefrite é a inflamação do glomérulo dos néfrons a partir da formação de complexos imunes (antigeno-anticorpo) que destroem a cápsula de bowman provocando proteinúria. (deposição de complexos imunes na cápsula de bowman).
HIPERPROTEINEMIA
O Mieloma Múltiplo É um defeito na secreção de uma determinada classe de imunoglobulina aumentando muito a concentração de proteínas plasmáticas.
Desidratação É Nesta condição que ocorre o comprometimento tanto do equilíbrio osmótico quanto do equilíbrio hidroeletrolítico onde é sabido que a quantidade de proteínas aumenta por conta da perda de líquidos corporais e eletrólitos.
COMENTÁRIO GRAVADO
AS PRINCIPAIS PROTEÍNAS SÃO DIVIDIDAS EM 2 CLASSES: ALBUMINAS E GLOBULINAS. A MAIS ABUNDANTE É ALBUMINA -É sintetizada no fígado, FUNÇÃO: Regulação osmótica
A ALBUMINA HUMANA FAZ REPOSIÇÃO DE PLASMA. Ex: Quando a pessoa está desidratada.
5% DAS PROTEÍNAS DO PLASMA É NA FORMA DE ALBUMINA.
TEM