Aula Pratica Bioquimica
AULA PRÁTICA
Acadêmicos:
Carla Caroline Neitzke Nogueira
Karoline Candelária Pulchério Bobadilha
Pamela Roberta
Fernanda Pimenta
Bruno Mussini
Aquidauana-MS
Abril de 2014
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA
ENGENHARIA FLORESTAL
LIPÍDIOS E ÁCIDOS GRAXOS
Relatório de aula prática solicitado pela Professora Nanci Cappi, responsável pela disciplina de Bioquímica. Correspondendo à nota aos acadêmicos: Carla Neitzke, Karoline Pulchério, Pamela Roberta, Fernanda Pimenta e Bruno Mussini. Cursando o 2° ano de Engenharia.
Aquidauana-MS
Abril de 2014
Introdução:
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
A maioria dos lipídeos é derivada ou possui na sua estrutura ácidos graxos. Algumas substâncias classificadas entre os lipídeos possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios.
A hidrólise ácida dos triacilglicerídios leva aos correspondentes ácidos carboxílicos - conhecidos como ácidos graxos. Este é o grupo mais abundante de lipídeos nos seres vivos, e são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Este grupo é geralmente chamado de lipídeos saponificáveis, porque a reação destes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico do ácido carboxílico, isto é, o sabão. Os ácidos graxos possuem um pKa da ordem de 4,8. Isto significa que, em uma solução onde o pH é 4,8, metade da concentração o ácido está ionizada; a um pH maior (7, por exemplo) praticamente todo o ácido encontra-se ionizado, formando um sal com o seu contra-íon; num pH menor (3, e.g.)