Ciclo de Vida de Software
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
CICLO DE VIDA DE SOFTWARE
O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum.
Constituí quatro estágios: - Concepção do Sistema - Elaboração (projeto) - Construção (criação) - Transição (implementação)
Para melhor intender o Ciclo de Vida do Software pode-se fazer um desdobramento das etapas: - Análise dos Requisitos: é o levantamento de informações das necessidades da organização. A fase de definição do software, ou concepção ocorre em conjunto com outras atividades como a modelagem de processos de negócios e análise de sistemas. Nesta atividade, diversos profissionais buscam o conhecimento da situação atual e a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Dentre as propostas apresentadas, deve-se fazer um estudo de viabilidade, incluindo análise custo-benefício, para se decidir qual solução será a escolhida. - Análise de Alternativas: consiste na identificação e avaliação de sistemas alternativos. - Projeto: é a construção de especificações detalhadas para a construção do projeto selecionado. Integra o projeto das interfaces, banco de dados, características físicas do sistema (número, tipo e localização das estações de trabalho, hardware para processamento, cabeamento e dispositivos de rede). O projeto também precisa especificar procedimentos para testar o software completo antes de sua instalação. - Desenvolvimento: etapa que inclui o desenvolvimento ou aquisição do software, a aquisição de hardware para o funcionamento do mesmo e o teste no novo sistema. A fase de desenvolvimento ou de construção do software inclui todas as atividades que tem por objetivo a construção do produto. Ela inclui principalmente o design, a implementação e a verificação e validação do software. - Implementação: é o momento de implantar o