tir e vpl
4.1 Plano de Carreira
Diante desse cenário do mercado hoteleiro, com a expansão do setor e a procura do profissional para atuar em diversas áreas além da hotelaria tradicional, a tendência é cada vez exigir mais qualificações do mesmo, que por sua vez, tem que se dedicar na sua formação e no plano de carreira que deseja seguir.
De acordo com Dutra (2009) podemos definir carreira nos referindo à mobilidade ocupacional, ou seja, o caminho que um executivo pode trilhar (carreira de negócios), ou pode ser referido como estabilidade ocupacional, a carreira como uma profissão (carreira militar). As duas formas passam o mesmo conceito de um caminho que pode ser seguido por alguém, estruturado e organizado em um mesmo tempo e espaço
De acordo com Oliveria (2009, pág. 4)
“Plano de carreira é a explicitação formal de um conjunto planejado, estruturado, sustentado e sequencial de estagio que consolidam a realidade evolutiva de cada individuo, de forma interativa com as necessidades das empresas e das comunidades onde elas atuam.”
Conforme London e Stumpf (1982, apud Dutra, 2009), “carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalho realizados durante a vida de uma pessoa”. Do ponto de vista do indivíduo a carreira abrange o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional. Enquanto o ponto de vista da organização a carreira abrange políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas.
Segundo Dutra (2009), os principais agentes do sistema de administração de carreiras são as pessoas. Cabe a cada um gerir sua própria carreira e a empresa é designada o papel de estimular e apoiar as pessoas em seu processo. O profissional, para gerir a carreira, necessita ter um elevado conhecimento de si mesmo, ter consciência de seu projeto profissional e saber das oportunidades que o mercado de trabalho oferece.
Já segundo Tachizaw, Ferreira e Fortuna (2001 apud