Tipos motivacionais de schwartz
Os critérios de benevolência, universalismo e segurança, fazem parte dos Tipos Motivacionais propostos no sistema de valores de Schwartz. Sua intenção era identificar a relação dos valores com as motivações individuais. Para isso, ele partiu da suposição que os valores se referem às representações cognitivas de necessidades e motivos. Os tipos motivacionais que o empregado tem expressam a estrutura motivacional da pessoa. Essa estrutura é constituída de conjuntos motivacionais, que parecem estar presentes nas pessoas de todas as culturas. É importante registrar que cada tipo de motivação tem uma meta motivacional. Lembrando que a motivação não é estática, o indivíduo pode mudar seu estímulo motivacional com o passar do tempo, ou de acordo com a situação.
A benevolência: visa o bem estar das pessoas, solicitude, honestidade, clemência. Sendo que estas atitudes beneficiam sempre pessoas de suas relações. São atitudes que o indivíduo toma para beneficiar pessoas ligas a você.
O universalismo: está ligado a pessoas de “cabeça aberta”, que buscam a justiça social, a igualdade, e a proteção para o ambiente. Não tendo como preocupação o indivíduo como indivíduo, mas sim como parte integrante da sociedade.
A segurança: é uma motivação de manutenção, onde o indivíduo pretende preservar a ordem social, limpeza, cuidado, harmonia social e individual.
____________________________________________________________
__________________
Desenvolvimento Sustentável
Na Biologia o conceito de sustentabilidade diz respeito a um "equilíbrio dinâmico que rege o balanço de matéria-prima e energia de um determinado sistema". Poderíamos grosseiramente dizer que sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio, ou de sobrevivência. Quando usamos de forma inteligente os recursos da natureza sem comprometer a capacidade de suporte ou recarga desses sistemas, estaríamos no caminho da sustentabilidade. Quando exaurimos esses mesmos recursos, abalamos o