Tipos de solo
A formação do solo tem inicio no momento em que as rochas entram em contato com o meio ambiente e começam a sofrer transformações .
O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre o material de origem (rochas), que ocupa determina paisagem ou relevo, durante um período do tempo. Esses elementos (rochas, clima, organismo, relevo e tempo) são chamados de fatores de formação do solo. Esses fatores são partes do meio ambiente e atuam de forma conjunta.uma combinação de eventos físicos , químicos e biológicos esta envolvida na formação do solo . Durante seu desenvolvimento o solo sofre ação de diversos processos de formação como perdas, transformações, transporte e adições. Esses processos são responsáveis pela transformação da rocha em solo .O solo da rocha por ser constituído de uma secessão vertical de camadas (ou horizontes ) que diferem entre si na cor , espessura granulométrica , conteúdos de matéria orgânica e nutrientes .
O tipo de material de origem (tipo de rochas) e o clima determinam o tipo de solo formado.
Esse processo (adições, perdas, transformações e transporte) é responsável pela formação de todos os tipos de solo existentes.
A formação de solo é um processo lento. Sob condições climáticas, uma matéria de origem de menor resistência pode levar de cem a quatrocentos anos para desenvolver um centímetro de solo. Sob condições climáticas não adequadas e com material de origem mais resistente , pode-se levar centenas ou milhões de anos para formar esta quantidade de solo calcula-se que o solo usados na agricultura demoram de 3000 a 12000 anos para tornarem–se produtivo . Pequenos animais, bactérias, fungos de plantas também fazem parte do processo biológico de formação do solo. Um dos animais mais importantes é a minhoca. Um hectare de terreno pode ter uma população de minhocas capaz de processar nove toneladas de solo por