Tipos de solo
Solo é a camada inconslidada que recobre a nossa litosfera, ou seja, recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais e de húmus. O solo, em geologia, é o manto de intemperismo, e, como o nome já diz, é responsável também pela proteção das rochas a erosão.
Esse manto que cobre a terra tem sua espessura variavel, que pode ser de poucos centímetros a algumas dezenas de metros. Essa camada superficial pode ser totalmente diferente da rocha que está em baixo, uma vez que esse material deposto pode ter vindo de um local distante trazido por algum agente intempérico, mas apresenta grande adaptação ao seu novo ambiente. Levando em consideração o ramo biológico, podemos dizer que o solo é um sistema vivo, já que contém em sua composição vírus, bactérias e fungos. Temos de levar em consideração também todas as raízes terrestres.
como se formam os solos O solo é produto do imtemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima e bioma ao longo de um tempo. Essa rocha, material de origem, (material duro que também conhecemos como pedra), começa a sofrer com os elementos do clima, denominados agentes de intemperismo (chuva, gelo, vento e temperaturae com a ajuda dos organismos vivos. com o tempo, a atividade desses agentes intempéricos e dos seres vivos vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até que viram um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. Logo que a rocha é alterada e é formado esse material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais (como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem) passam a ajudar no desenvolvimento do solo. Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio