Tipos de solos
Marinês Aparecida Atanazio de Oliveira Gomes
Graduação em Geografia em EAD (Universidade do Estado do rio de Janeiro, Email marinessoliveira@gmail.com
INTRODUÇÃO
Trabalhar habilidades e conceitos geográficos, relacionar geografia física de forma articulada, completando-se com as ciências que estudam a natureza como geologia, a pedologia e a geomorfologia. Iniciou o texto com um objetivo?.
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, um complexo de composto de materiais minerai orgânicos. A decomposição das rochas por ação dos agentes físico e químico ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais(húmus), dão fertilidade ao solo fonte/citação?.
Segundo YOSHIOK(2004) a matéria orgânica é fonte de nutriente aumenta a capacidade de retenção melhora a porosidade e diminui a densidade do solo, consistência, cor e outros. HYPERLINK "http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1624&class=21" \h http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1624&class=21 Não deve copiar citações prontas de outros trabalhos.
O solo é resultado da ação de várias elementos água, clima, organismo vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo da atuação desse fatores origina-se diversos tipos de solos. fonte/citação?
A COR DO SOLO
A cor é considerada, por muitos pedólogos (profissionais que estudam o solo), um dos atributos morfológicos mais importantes. Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também do excesso de água, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros fatoresfonte/citação?.
As diferenças entre as cores mais avermelhadas ou amareladas dos solos estão frequentemente associadas aos diferentes tipos de óxidos de ferro existentes nos solos. De forma semelhante, um prego (que tem ferro) quando enferrujado, também fica avermelhado ou