tipos de solos
HIDRÁULICA E SANEAMENTO AMBIENTAL
MECÂNICA DOS SOLOS
Tipos de Solos Importantes na Construção Civil
Renata Milito Casanova
São Paulo
2015
1. INTRODUÇÃO
Um dos maiores ricos que se pode correr no campo de Engenharia de Construções é iniciar uma obra sem um conhecimento tão perfeito quanto possível do terreno de fundação.
A mecânica dos solos é o estudo do comportamento de engenharia do solo quando este é usado ou como material de construção ou como material de fundação. Ela é uma disciplina relativamente jovem da engenharia civil, somente sistematizada e aceita como ciência em 1925, após trabalho publicado por Terzaghi (Terzaghi, 1925), que é conhecido, com todos os méritos, como o pai da mecânica dos solos.
O solo é um material trifásico, composto basicamente de ar, água e partículas sólidas. A parte fluida do solo (ar e água) pode se apresentar em repouso ou pode se movimentar pelos seus vazios mediante a existência de determinadas forças. O movimento da fase fluida do solo é estudado com base em conceitos desenvolvidos pela mecânica dos fluidos. Além disto, o estudo e o desenvolvimento da mecânica dos solos são fortemente amparados em bases experimentais, a partir de ensaios de campo e laboratório. A aplicação dos princípios da mecânica dos solos para o projeto e construção de fundações é denominada de "engenharia de fundações”.
2. ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
No linguajar popular a palavra solo está intimamente relacionada com a palavra terra, a qual poderia ser definida como material solto, natural da crosta terrestre onde habitamos, utilizado como material de construção e de fundação das obras do homem. Uma definição do significado da palavra solo é, na engenharia, conveniente definir como rocha aquilo que é impossível escavar manualmente, que necessite de explosivo para seu desmonte. A rocha já decomposta ao ponto granular e possível de ser escavada apenas com o auxílio de pás e picaretas ou