Tipos de sistemas operacionais
Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa
Os primeiros sistemas operacionais eram voltados para a execução de uma única tarefa por vez. Neste processo, todos os recursos do sistema (hardware, periféricos, memória e processador) eram exclusivamente dedicados a execução de uma única tarefa por vez, ou seja, uma tarefa só se inicia ao término da outra.
IMAGEM
Fonte: http://equipe.nce.ufrj.br/thome/grad/so_old/apostila/introducao_so.pdf
Representação da execução de tarefas em um sistema monoprogramável.
Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa
Sistemas Multitarefa evoluíram dos Sistemas Monotarefa e se diferem principalmente no seguinte aspecto: os monoprogramáveis ou monotarefa trabalham com apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, enquanto os multiprogramáveis ou multitarefa, várias aplicações utilizam esses recursos de forma compartilhada.
A maior vantagem nos sistemas multiprogramáveis é a redução de custos por causa do compartilhamento de recursos entre as aplicações, mas esse aumento na eficiência trás mais complexidade à implementação.
O compartilhamento de recursos e sua complexidade se devem a um sistema de espera entre aplicações.
Os sistemas multiprogramáveis podem ser divididos entre monousuário e multiusuário, dependendo do número de usuários que interagem com o sistema operacional.
IMAGEM
Fonte: http://wellingtoncezar.files.wordpress.com/2012/10/multitarefa.gif
Representação da execução de tarefas em um sistema multiprogramável.
Além da classificação por número de usuários, eles também podem ser classificados de acordo com a forma de gerenciamento das aplicações.
Podendo ser divididos em Sistemas Batch, de Tempo Compartilhado ou de Tempo Real, podendo também suportar mais de um tipo de processamento.
Sistemas Batch – Primeiros tipos de sistema operacional multiprogramável implementado, datado da década de 1960.
Neste tipo de sistema, não é necessária a interação direta com o usuário,