Tipos de Sistemas Operacionais
Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão intimamente relacionados com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportadas.
A história mostra que os sistemas operacionais vêm sofrendo constantes modificações com o passar do tempo. No início eram relativamente simples, do tipo monousuário e praticamente não ofereciam qualquer mecanismo de proteção aos usuários. Com a evolução do hardware e o surgimento de equipamentos cada vez mais velozes, os sistemas operacionais foram se tornando mais complexos, mais seguros, mais eficientes e mais abrangentes.
A evolução dos sistemas operacionais para computadores pessoais e estações de trabalho popularizou vários conceitos e técnicas, antes só conhecidos em ambientes de grande porte. A nomenclatura, no entanto, não se manteve a mesma. Surgiram novos termos para conceitos já conhecidos, que foram apenas adaptados para uma nova realidade.
Diversos tipos de sistemas operacionais podem ser identificados: monoprogramáveis, multiprogramáveis, multiprocessáveis, sistemas em rede, sistemas distribuidos, sistemas em lote ("batch"), sistemas de tempo compartilhado ("time sharing") e de tempo real.
Aqui serão abordados os diversos tipos de sistemas operacionais e seus recursos.
Sistemas Operacionais para servidores:
A linha de produtos Windows Server 2012 foi otimizada e simplificada, tornando mais fácil para os clientes escolher a edição ideal para suas necessidades:
Windows Server 2012 Datacenter para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados.
Windows Server 2012 Standard para ambientes não virtualizados ou pouco virtualizados.
Windows Server 2012 Essentials para pequenas empresas com até 25 usuários que executam servidores com até dois processadores.
Windows Server 2012 Foundation para pequenas empresas com até 15 usuários que executam servidores com um único processador.
Windows Server 2012 R2 .
Esta nova versão do