variaçoes climaticas
Na porção norte do país, formam-se os anticiclones dos açores e do atlântico e nas proximidades da linha do equador ocorre um centro de ação produtor da MEC que, propicia como as duas massas anteriores, condições de umidade e calor a atmosfera regional. Atuando nas porções norte, nordeste, centro-sul.
Na altura de 30º de latitude sul, encontram-se os centros de ação tropicais, um oceânico – anticiclone do atlântico – e o outro continental que dessa dinâmica resultam a MTA e a MTC.
O anticiclone migratório polar que afeta o Brasil origina-se pelo acumulo de ar polar nas regiões de baixas pressões da zona subpolar do pacifico sul, formando a MPA e a MPP.
A distribuição das temperaturas no Brasil segue o padrão latitudinal de distribuição de energia no globo terrestre e, conseqüentemente, das zonas climáticas, em decorrência da disposição do território brasileiro e de sua localização geográfica. A distribuição das temperaturas medias anuais crescentes de sul para norte evidencia essa similaridade, reforçada pelo fato do país não possuir nenhuma feição topográfica notável a ponto de desconfigurar de forma acentuada.
A distribuição e a variabilidade das chuvas no Brasil estão associadas à