Tipos de segmentação
Segmentação Geográfica
É um tipo de segmentação que requer a divisão de mercado em diferentes unidades geográficas, como faixa etária, sexo, tamanho médio das famílias, estado civil, nacionalidade, religião, raça, entre outras. Esta segmentação divide um mercado global em grupos homogêneos.
Para Francis Haime, as regiões geográficas podem ser usadas para segmentar mercados para esforços de marketing especializados. Geralmente a segmentação geográfica é usada em conjunto com outros descritores de segmentação.
Segmentação Demográfica
Requer a divisão do mercado se baseando em idade, sexo tamanho da família, ciclo de vida da família, ocupação, renda, religião, formação educacional, raça e nacionalidade.
Para Francis Haime, a maioria das empresas segmenta o mercado combinando duas ou mais variáveis demográficas, como por exemplo, sexo e idade.
Segmentação Psicográfica ou socioeconômica
Tem como finalidade segmentar o mercado se baseando na personalidade, no estilo de vida e na classe social dos consumidores.
Para Francis Haime, essas bases de segmentação permitem que o profissional de marketing entenda verdadeiramente o funcionamento interno de consumidores potenciais antes de desenvolver um composto de marketing dirigido para eles.
Segmentação Comportamental
Neste tipo de segmentação os consumidores são divididos em grupos com base no conhecimento de um determinado produto. Nesta segmentação os consumidores podem ser identificados por suas necessidades de buscar benefícios, pois cada grupo que procura por um determinado beneficio tem características comportamental.
Para Francis Haime, é o melhor ponto de partida para segmentar o mercado. São segmentos tomando como ponto de partida seu conhecimento, atitude, uso ou resposta para um determinado produto. Estão entre estas variáveis: Influência na compra, hábitos de compra, intenção de compra.
Francis Haime Giacomelli Ferreira é graduado em Administração de Empresas,