Segmentaçao
E o período em que o ovo se divide, resultando várias células mas não apresentando aumento de seu volume total. Como já aprendemos, os ovos não possuem a mesma distribuição do vitelo, assim a divisão do ovo varia de um tipo para outro. Essa diferente distribuição do vitelo condiciona a existência de dois tipos de segmentação: meroblástica = ocorre só em parte do ovo. holoblástica = ocorre no ovo todo.
SEGMENTAÇÃO HOLOBLÁSTICA: ocorre nos ovos isolécitos e heterolécitos. Embora apresentem o mesmo tipo de segmentação, esses ovos possuem uma diferente distribuição do vitelo, o que permite deduzir que a segmentação holoblástica é diferente nesses dois tipos de ovos, fig. 13.3.
[pic]
A diferença entre eles começa a surgir na 3a. divisão (3a. clivagem):
• ovo isolécito: formam-se oito células iguais, portanto segmentação igual.
• ovo heterolécito: formam-se células com tamanhos diferentes, umas grandes e outras pequenas. As pequenas são chamadas micrômeros e as grandes, macrômeros. Sendo assim, a segmentação do ovo heterolécito é do tipo desigual.
0 ovo isolécito pode, no entanto, apresentar um outro tipo de segmentação, como é o caso do anfioxo. Neste caso a 3a. divisão ocorre em um plano um pouco deslocado, originando células desiguais, isto é, micrômeros e macrômeros. Tais células, no entanto, não apresentam a mesma diferenciação que se observa na segmentação desigual dos ovos heterolécitos. Por essa razão falamos em segmentação holoblástica subigual.
SEGMENTAÇÃO MEROBLÁSTICA: Ocorre nos ovos telolécitos e centrolécitos, na região que não tem vitelo, isto é na cicatrícula, onde se encontra o núcleo. Como a distribuição do vitelo é diferente temos dois tipos de segmentação:
• segmentação meroblástica discoidal, as divisões geram um disco de células, fig.13.4;
[pic]
Fig. 13. 4 - Segmentação meroblástica discoidal
• segmentação meroblástica superficial, as células embrionárias estão dispostas