Administração humana de mayo
Elton Mayo iniciou suas investigações industriais em 1922. Seus estudos basearam-se na necessidade de compreender as motivações humanas e às reações dos grupos, a fim de obter ou realizar coisas através dos homens. Seu trabalho pode ser visto como começo de uma nova forma de pensamento administrativo.
Pela primeira vez na história da administração, o trabalhador, o ambiente de trabalho e às relações entre o trabalhador e seus companheiros, se transformaram no centro de interesse.
Essa nova escola recebe a denominação de escola das relações humanas. Dois aspectos dessa escola podem ser ressaltados: sua natureza clínica e sua orientação para a ação.
O primeiro desses aspectos enfoca a necessidade de uma colocação de colaborar e de solidariedade dentro de um sistema social. Diz também que o administrador tem que ver sua organização como um sistema social.
O segundo aspecto diz que a participação de empregado em indispensável à alta taxa de improdutividade e a maior satisfação humana.
O conceito de papel é fundamental e apresenta e apresenta a duas variedades: papel orientado para o trabalho e papel orientado para o grupo informal.
A comunicação do trabalho em equipe a motivação diversificada também são essenciais para a melhor orientação para o trabalho dinâmico.
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
As pesquisas de Hawthorne eram seu início em 1927 e seu término em 1932. As primeiras experiências foram feitas, provocando variações na iluminação, e na introdução de períodos de descanso durante o trabalho. Os resultados revelaram ausência de correlações entre a produtividade e as modificações introduzidas. Após essas experiências foram feitas diversas outras e concluiu-se, que as relações humanas contribuíram no fator preponderante dentro da empresa.
Em resumo as principais conclusões tiradas desta pesquisa são de que a motivação é um fator mais importante na produtividade e no comportamento dos seres humanos e de que o incentivo