Elton Mayo e a teoria das relações Humanas
Jenks de Souza Nunes
ELTON MAYO E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
GOIÂNIA-GO
2014
Jenks de Souza Nunes
ELTON MAYO E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Pesquisa sobre a vida e obra de Elton Mayo, importante nome no desenvolvimento da administração.
Prof: Johnatan
Dsiciplina: Fundamentos da administração
Goiânia-GO
SUMÁRIO
Introdução
Este trabalho destina-se estudar e conhecer uma parte da vida de um grande sociólogo, Elton Mayo, que teve grande participação na estruturação da Administração que conhecemos hoje. Elton Mayo é considerado o pai da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, teoria que tem grande importância na relação entre empregados e empregadores, com isso chegando a desvendar e cuidar dos motivos pelos quais se iniciavam grandes conflitos que acabavam prejudicando o desenvolvimento das organizações.
“Quando o individuo tem compromisso com sua essência, a vida não se torna um fardo pesado de carregar.” Elton Mayo
ELTON MAYO
O Sociólogo Georges Elton Mayo nasceu no dia 26 de dezembro de 1880, em Adelaide, na Austrália. Cientista social, australiano, falecido em 1949, é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Reconhecido mundialmente como um grande estudioso da sociologia e um dos fundadores e principais teóricos da sociologia industrial dos Estados Unidos. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. O sociólogo trabalhou no período da primeira guerra mundial, fazendo analise psicológica dos soldados que ficavam em estado de choque. Escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne,