segmentação
Segmentação de mercados consumidores
Introdução teórica
A segmentação de mercado está no centro da estratégia de marketing. De acordo com a segmentação de mercado, a ideia para orientar a estratégia começa não com a distinção de possibilidades de produto, mas com a distinção de possíveis interesses ou de necessidades dos consumidores. A segmentação é a subdivisão do mercado em grupos homogêneos de clientes, e qualquer subconjunto pode ser selecionado como alvo de mercado a ser alcançado, utilizando para isso uma estratégia de marketing específica.
Para que o marketing direcionado seja decisivo, são necessários alguns passos:
1. Traçar os diferentes perfis dos diferentes grupos de consumidores de acordo com suas necessidades e preferências.
2. Selecionar os grupos que a empresa pretende explorar
3. Comunicar aos grupos selecionados os principais benefícios dos produtos e serviços oferecidos pela empresa
São utilizados dois grupos de variáveis para segmentar os mercados consumidores. Sendo que alguns pesquisadores primeiramente utilizam características descritivas (geográficas, demográficas e psicográficas) e em um segundo momento uma análise da resposta de diferentes grupos de consumidores aos benefícios oferecidos pelos produtos.
Outros pesquisadores tentam segmentar grupos através de questões “comportamentais”, como resposta a benefícios, e depois verificam se os segmentos criados apresentam características distintas associadas a cada segmento de respostas do consumidor.
Segmentação geográfica
Assim como o nome sugere, segmentação geográfica divide o mercado consumidor em unidades geograficas. Podendo estas ser países, estados, regiões, cidades ou bairros.
Dessa forma, as empresas conseguem criar medidas de marketing especificas para cada unidade, atingindo de forma mais eficaz o consumidor local de cada unidade.
Segmentação demográficas
Essa segmentação utiliza