Tipos de política fiscal
A política monetária em âmbito nacional visa que o governo controle a quantidade de moeda que circula em seu país, os níveis de crédito, as taxas de juros e a liquidez da economia. O objetivo dessa politica é defender o poder de compra de uma moeda.
No livro “Cem anos de Política Econômica Republicana 1889-1989” mostra a trajetória das politicas de governo adotada por cada governo desde o inicio da república, contudo, o foco é a partir do governo Vargas até o governo de Collor. O artigo “O Papel da Política Monetária no Crescimento Econômico” de Luis Afonso Fernandes Lima. O artigo pretende mostrar que a redução da taxa de juros não é medida eficaz para acelerar a taxa de crescimento econômico. O que vai de encontro com a teoria da politica monetária expansionista que sugere uma atenuação na taxa de juros, que promove um aumento na exportação, mediante uma consequência depreciação cambial real. O que os defensores dessa politica acreditam é que o crescimento da demanda do setor exportado contribuiria diretamente para o aumento do saldos comercial, além de indiretamente gerar demandas nas cadeias produtivas subsequentes.
Politica monetária:
Existem duas principais formas de politica monetária a serem adotadas pelo governo, são elas: Politica contracionista e expansionista. A primeira consiste em reduzir, ou manter constate a oferta de moeda, buscado aumentar a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. O governo aplica essa forma de política quando a economia se encontra em com inflação elevada, e uma politica monetária contracionista é colocada em ação buscando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.
A politica expansionista é desenvolvida com um aumento da oferta de moeda, fazendo com isso, uma redução da taxa de juros básica e incentivando o crescimento do setor privado. Em momentos de recessão essa politica é aplicada visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Nesse