Introdução á teoria
Introdução à Teoria
I
CAPÍTULO
Filosofia,
Ciência e Enfermagem
P
1
Melanie McEwen
rincipalmente devido ao trabalho dos cientistas, dos teóricos e dos estudiosos de enfermagem durante as últimas quatro décadas, a enfermagem foi reconhecida como profissão emergente e disciplina acadêmica. As inúmeras discussões relacionadas com o fenômeno de interesse dos enfermeiros e os incontáveis esforços para intensificar o envolvimento na utilização da teoria, na geração da teoria e nos testes da teoria para orientar a pesquisa e melhorar a prática foram essenciais para atingir essa distinção.
Uma revisão da literatura de enfermagem desde o final da década de 1970 até a atualidade mostra discussões esporádicas sobre a enfermagem como uma profissão, uma ciência ou uma disciplina acadêmica. Essas discussões são, algumas vezes, súplicas freqüentemente esotéricas e, em algumas ocasiões, confusas. As questões que foram levantadas incluem: O que define uma profissão? O que constitui uma disciplina acadêmica? O que é a ciência da enfermagem? Por que é importante para a enfermagem ser vista como profissão ou como disciplina acadêmica?
28
Melanie McEwen & Evelyn M. Wills
ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO
Recentemente, têm sido levantadas questões sobre a enfermagem ser uma profissão ou uma ocupação. Isso é importante que os enfermeiros considerem por diversas razões.
Uma ocupação é um trabalho ou uma carreira, enquanto uma profissão é uma vocação ou ocupação aprendida que tem status de superioridade e precedência dentro da divisão do trabalho. Em termos gerais, as ocupações exigem níveis amplamente variados de treinamento ou de educação, diferentes níveis de habilidades e bases definidas de conhecimento muito variáveis. Na realidade, todas as profissões são ocupações, mas nem todas as ocupações são profissões (Logan, Franzen, Pauling e Butcher, 2004; Schwirian, 1998).
As profissões são valorizadas porque os serviços que os profissionais