Introdução á teoria do individuo
Introdução à Teoria do indivíduo
Indivíduo: alguém que se autodetermina segundo seu pensar e sua vontade; alguém autônomo e soberano.
Contratualismo: Ideia de que, para viver em segurança, os homens assinam um contrato onde transferem seu poder de governar a si próprio a um terceiro -o Estado - paara que este governe a todos.
Principal filósofo: Thomas Hobbes
Teoria Liberal: Ideia de que o Estado deve regular as ações entre os homens, atuar como juiz nos conflitos sociais; mas deve fazer isso garantindo a Liberdades e os direitos individuais, como a Propriedade.
Principal filósofo: John Locke
Utilitarismo: Ética normativa (referente a normas), relativa à Utilidade. Util é aquilo que encaminha o homem à Felicidade. Diz que a Felicidade reside na busca do máximo de Prazer e no mínimo de Dor. O Bem consiste na busca pela Felicidade.
Filósofos: Jeremy Bentham e John Stuart Mill
INTRODUÇÃO
No estado de natureza, para Locke, os homens vivem em situação de paz. Porém, ele entende que esse estado de paz é ameaçado quando um homem coloca o outro sob seu poder e o submete à sua vontade. Rompe-se, assim, o estado de natureza e instala-se o estado de guerra. Para recuperar o estado de paz, é necessário que os homens unam em um contrato por meio do qual evitem os inconvenientes do estado de guerra.
Nesse contrato, os homens concordaram que, para evitar que eles fossem usurpados, deveriam eleger um governo, ao qual caberia defendê-los.
Assim, todos deveriam respeitar a vida, a propriedade e a liberdade e o governo ou estado seria responsável pela manutenção da paz.
O governo deveria lutar contra quem quer que, tentasse desrespeitar a condição natural de igualdade e liberdade. A partir disso, para Locke, começou a civilização.
Para Locke, o direito natural seria uma derivação da razão correta, assim como a natureza tem suas leis, o homem também teria, por natureza as suas leis.
Já o direito positivo seria o conjunto de leis que os homens criam