Trabalhos
O presidente de Monstros S.A., um monstro-polvo chamado Sr. Waternoose, explica a Bile e aos outros monstros os perigos de um encontro com as crianças. Ele então explica como os monstros entram no mundo dos humanos através de uma porta de armário para assustar as crianças. Os gritos das crianças são convertidos em energia que a firma Monstros S.A. usa para gerar energia elétrica em Monstrópolis. Ele diz que o monstro mais assustador da firma se chama Sulley.
Cena 4: Exercícios matinais
É a cena em que conhecemos Sulley e Mike, que acabaram de acordar. Sulley é um monstro azul e peludo e Mike é um globo ocular gigante com dois pés. Mike ajuda Sulley a realizar seus exercícios matinais de sustos, como o "pés assustadores" e "Não deixe as crianças tocá-lo". Depois, eles assistem ao comercial de Monstros S.A. na TV. O comercial é estrelado por eles mesmos e por seus colegas.
Cena 8: A sala de treinamento de sustos
Os monstros que trabalham assustando as crianças vão ao trabalho. Cada um deles entra numa porta preparada por seu assistente (Mike é o assistente de Sulley). Ao abrir a porta do outro lado, eles se transportam para o quarto de uma criança no mundo dos humanos. Eles assustam as crianças e voltam para a firma Monstros S.A., através da mesma porta. Randall vai muito bem e até um pouco melhor do que Sulley.
Cena 9: 23-19
Um monstro chamado Georgie volta à firma com a meia de uma criança grudada em suas costas. O alarme toca. Ele está contaminado! Os oficiais da Agência de Detecção de Crianças desce até a sala dos sustos para destruir a meia e raspar todo o pêlo de Georgie. Waternoose não está feliz; a fábrica terá de ser desativada por meia hora.
Cena 12: Harryhausen's
Mike e Celia estão em um encontro amoroso no Harryhauesen's, um restaurante de sushi cheio de monstros. Sulley interrompe o jantar para avisar a Mike sobre a criança, mas a pequena humana pula de sua bolsa. Com um simples "Boo!", ela assusta todos os monstros