Tipos de pesquisa
Entende-se por pesquisa, o processo, a forma, a maneira, o caminho, seguidos para alcançar respostas para uma dúvida sobre um problema ou fato, obedecendo a princípios, normas e técnicas.
Segundo Cervo e Bervian (1983, p.50) a pesquisa “é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos”.
A pesquisa deve ser vista sempre como uma expectativa de acumulação do saber organizado para o desenvolvimento de uma consciência crítica.
A pesquisa é compreendida como um processo investigativo que busca a compreensão de fenômenos ou problemas naturais, econômicos, políticos e sociais, visando sua superação e a produção de novos conhecimentos para o bem estar do homem. Nesta perspectiva, Chizzotti (1991, p. 11) explica que a pesquisa é o meio pelo qual se investiga o homem e o próprio mundo em que habita, e tem como finalidade básica “[...] transformar o mundo, criar objetos e concepções, encontrar explicações e avançar previsões, trabalhar a natureza e elaborar as suas ações e idéias”.
CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
Tipos de pesquisas quanto a fonte de informação
Tipos de pesquisas quanto aos objetivos
Tipos de pesquisas segundo a natureza dos dados
Bibliográfica
Campo
Estudo de caso
Descritiva
Explicativa
Exploratória
Quantitativa
Qualitativa
►Segundo fontes de informação
Pesquisa bibliográfica:
A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa. Deve ser feita com base em documentos já elaborados, entre outros livros.
Pesquisa de Campo:
O tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Muitas pesquisas utilizam esse