tipos de modais
Ferroviário
O modal ferroviário tem uma importância considerável para o mercado brasileiro, pois através dele é possível transportar um volume expressivo de cargas por longas distâncias. Apesar de o transporte ferroviário ser mais barato, ele não é tão ágil quanto os outros modais. Suas principais vantagens consistem no fato de ser um transporte apropriado para longas distâncias, sobretudo para grande quantidades de peso ficando isento de taxas ou manuseio.
Como desvantagens, podemos citar o fato da falta de flexibilidade em seu trajeto, não sendo possível parar entre um lugar e outro. O transporte ferroviário é adequado para a condução de mercadorias agrícolas, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, derivados de petróleo, entre outros.
Aéreo
O transporte aéreo é um modal que tem por característica a agilidade, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exijam um transporte rápido, como por exemplo, produtos eletrônicos.
As principais vantagens desse modal são:
- rapidez na entrega dos produtos;
- pode ser utilizado com eficácia no transporte de amostras;
- o documento de transporte é obtido com rapidez;
- normalmente, os aeroportos encontram-se próximos de centros de produção industrial ou agrícola, que são distribuídos praticamente por todas as cidades importantes do mundo.
- as empresas podem adotar uma política de just in time, reduzindo os custos com estoque e proporcionando redução de custos com capital de giro pois as mercadorias poderão ser recebidas diariamente ou semanalmente.
- aumenta a competitividade do exportador, pois a entrega rápida pode ser um argumento de venda.
- seguro do transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo.
- A mercadoria, por não ser tão manejada, acaba reduzindo os custos com embalagem.
Principais desvantagens:
- Há uma capacidade específica para transporte de mercadorias.
- Não é possível transportar produtos a granel.
- Alto