Arte Urbana - Função Social do Graffiti
Curso de Design Gráfico
ARTE URBANA
FUNÇÃO SOCIAL DO GRAFFITI
São Jose do Rio Preto- SP
2013
I
Carolina Casavechia
Everton Ceregatti
Flávio Vanci
Ivan Hugo Galvão
Monise Mendes Correia
Simone V. Mendes
ARTE URBANA:
FUNÇÃO SOCIAL DO GRAFFITI
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do titulo de graduação em Design Gráfico apresentado à Universidade Paulista- Unip.
Orientador (a); Profº Patrícia Ramos.
São José do Rio Preto - SP
2013
II
“O que é notável na proliferação da arte de rua hoje em dia é o facto de que (…) a mais efêmera das formas de arte é frequentemente conduzida de forma profunda pela nossa necessidade cultural de criar memoriais.”
(Citação do livro Trespass,Cap. 3,pg 82)
III
APRESENTAÇÃO
Este trabalho é relacionado à ARTE URBANA, o mesmo foi organizado, em forma escrita, e CD-ROM. O texto trata da conceituação sobre arte urbana e processos de entendimentos culturalmente contemporâneos, sintetizando uma reflexão sobre práticas artísticas e suas relações com as transformações qualitativas dos espaços públicos. O CD-ROM, que porta propriamente o conteúdo intitulado deste trabalho, foi concebido de modo a propiciar o cruzamento de quatro eixos:
Referências urbanas.
Referências artísticas e autores / obras
Documentários
Forma de concepção do livro objeto
IV
RESUMO
Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de
mero vandalismo.
caráter
A
institucional
princípio,
um
ou
empresarial,
bem
movimento underground,
como
a street
do
art foi
gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil,
passando
por stickers, cartazes lambe-lambe (também
chamados