Portugues
Ao analisarmos a arte graffiti cabe lembrar que é uma forma de interferir sobre o espaço público, ou seja é crime, sem a devida licença do dono do espaço para que este seja modificado. É uma arte de controvérscia e rigorosamente ainda nos dias de hoje não está nos padrões sociais de arte. A crítica irrestrita ao meio é uma de suas características, e sua morte decretada por si mesma é outra. O texto abaixo é da exposição de graffiti ocorrida na Casa Andrade Muricy-Curitiba, vale conferir, no que se refere aos artistas só quero lembrá-los que os mesmos devem ser vistos pelo seu estilo diferenciado dentro de um contexto de assinatura de imagem.
Jean Michel Basquiat
Para muitos o pai da arte graffiti, seu símbolo é uma coroa e sua decadência e sucesso revelam o quanto esta forma de arte foi importante para se modificar uma visão social quando surgiu, tal fato não ocorreu, continuamos dos deparando com os mesmos fatos até os dias de hoje . Sua assinatura é uma coroa, e as imagens relatos de fatos que ocorreram em sua vida, bem curta sou obrigada a concordar, esta imagem do artista em seu ateliê, e ao fundo um de seus graffitis
[pic]
Se esta foi a foto, ai vai uma reprodução de uma de suas obras, fica muito claro o símbolo do “rei do bairro”
[pic]
Claro que não foi apenas este artista, encontraremos Keith Haring, e suas formas diríamos andrógenas, assexuadas, pois é uma de suas características mais importantes, a sensação de movimento e o spray fosforescente o que causa uma imagem fascinante para o espectador
[pic]
Coloridas e revolucionárias, seu símbolo ou assinatura é o bebe de gatinhas, o artista pode ter sua ida resumida da seguinte forma:
“Em 1988, abre um Pop Shop em Tóquio. Na ocasião, afirma:
"Em minha vida fiz muitas coisa, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará."
Meses depois