Cronograma de trabalho com familia
1º - Apresentações
2º - Perguntar o que é família aos participantes
3º - Descrever o que é família e sua importância na vida do ser humano.
4º - Perguntar o que entendem por Afetividade, falar sobre seu conceito.
5º - Apontar a importância da Afetividade na estruturação Familiar.
6º - Fazê-los refletir se é possível esse resgate na família e como fazê-lo conseguimos alcança-lo.
7º - Mostrar um trecho do Filme “A Procura da Felicidade” – para reforçar que com o afeto tudo é possível.
8º - Dinâmica de Grupo: Sobre o Afeto “amor” – material pacote de bombons
Como funciona 1. Solicitar que as pessoas do grupo fechem os olhos, estendam as mãos e aguardem; 2. Distribui-se os bombons de maneira desordenada, isto é, alguns recebem muitos, outros receberão poucos e alguns não receberão nada; 3. Peça para abrirem os olhos e pergunte o que sentiram: alegria, tristeza, decepção, desânimo, inveja.
Conclusão
* Os nossos filhos estão assim: de braços abertos, de mãos estendidas, confiando em nós, cheios de expectativas, e nós, o que temos dado a eles? Pouco? Nada? O suficiente?
1 - Família
O que é família?
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.A família é um sistema complexo de relações, onde seus membros compartilham um mesmo contexto social de pertencimento. A família é o lugar do reconhecimento da diferença, do aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das primeiras trocas afetivo-emocionais, da construção da identidade. É a matriz: na família nascemos, na família