Enzimas
1. Por que as enzimas como catalisadores biológicos são consideradas mais eficientes com relação a catálise química?
Resolução: Porque funcionam em condições suaves de temperatura e pH, na CNTP.
2. Na reação entre a glicose e o oxigênio para produzir dióxido de carbono e água, a ΔGo é -2.880 kJ/mol, uma reação fortemente exergônica. No entanto, uma amostra de glicose pode ser mantida indefinidamente em uma atmosfera contendo oxigênio. Harmonize essa duas afirmações.
Resolução: Como ΔGo = -2.880 kJ/mol, a reação é favorável a acontecer, porém sem a ação das enzimas o processo pode não acontecer ou demora muito mais tempo para ocorrer.
3. Sugira uma razão para explicar por que o aquecimento de uma solução que contém uma enzima diminui consideravelmente sua atividade.
Resolução: Como a ligação de enzima com o substrato é medidas pelas cinco interações fracas, em altas temperaturas e agitação molecular a um comprometimento na estabilidade dessas ligações.
4. A presença de um catalisador altera a energia livre padrão de uma reação química?
Resolução: A ação enzimática diminui a energia de ativação, sem alterar o ΔGo.
5. Uma enzima catalisa a formação de ATP a partir de ADP e íon fosfato. Qual seu efeito sobre a hidrólise de ATP para ADP e íon fosfato?
Resolução: A enzima possui ação específica para cada substrato, logo a enzima que catalisa a síntese não causa nenhum efeito na catalização da hidrólise.
6. Diferencie entre os modelos chave-fechadura e do ajuste induzido para ligar um substrato a uma enzima.
Resolução: No modelo chave – fechadura sugere que existe um alto grau de semelhança entre o formato do substrato e a geometria do sítio ativo da enzima, já que no modelo de ajuste induzido sugere que a ligação do substrato provoca uma mudança conformacional no sítio ativo da enzima que resulta em um encaixe complementar depois que o