Traço Urbano
APRESENTAÇÃO
As edificações publicas e privadas, muros, prédios e elevados de Florianópolis constantemente são “ocupados” com pichações, manifestações e grafites sem a devida autorização dos proprietários e órgãos competentes.
Assim gerando custo para a prefeitura, que como resposta a estas ações (re) pintam estes espaços, muitas vezes de cor cinza, tentando assim dar um aspecto de ordem, mas totalmente desumano e frio comparado com as manifestações artísticas que poderiam ser expressadas nestes espaços.
O presente projeto pretende colorir com grafite os elevados da cidade de Florianópolis, e criar uma galeria de arte a céu aberto, oferecendo o devido espaço para os artistas de Street Art locais. A periodicidade da exposição é de um ano. Após esse período, novos artistas serão selecionados para a produção dos novos painéis.
Já foram realizadas ações semelhantes e bem sucedidas em São Paulo e outras cidades do mundo que obtiveram um grande impacto estético e artístico, levando ainda turistas e curiosos a visitarem estes espaços.
A nova galeria passará a integrar o circuito cultural da cidade. Esta intervenção é um exemplo de ocupação do espaço urbano, no qual se respeita a arte, o artista e a população, que passa a ter acesso às obras destes artistas. O grafite e a arte urbana em geral são uma ferramenta expressiva usada não só para deixar as ruas bonitas, mas para exprimir ideias.
O projeto tem pretensão de ser contínuo tanto na prospecção de novos espaços como na prospecção de artistas e patrocinadores para a expansão da galeria com arte de rua.
Nesta galeria, o graffiti foi escolhido como tema pois traduz bem o espírito irreverente, a criatividade e ousadia que caracterizam a cidade de Florianópolis.
JUSTIFICATIVA
A palavra Graffiti é plural da palavra de origem latina Graffito, que significa, marca ou inscrição sobre um suporte não previsto para esta finalidade.