Arquitetura Colonial no Brasil e um Referencial de Portugal
Situada onde hoje é Pernambuco, Olinda é uma das mais antigas e preservadas cidades do Brasil Colônia. Fundada em 1535, Olinda foi bastante importante no período das Capitanias Hereditárias e se desenvolveu rapidamente com o cultivo da terra e levou apenas dois anos para se tornar vila.
Como a maioria das cidades portugues, ela fica numa colina e se adapta à topografia local ganhando traços orgânicos e irregulares. Sua vegetação histórica, ainda preservada, é hoje monumento da cidade e resquício dos traços e época colonial. Na cidade existem diversas igrejas, a maioria no exuberante estilo barroco ricamente decorado. Alguns grandes casarios ainda estão preservados e atravessam seculos adaptando seu uso com as épocas. Em alguns pontos da cidade ainda é possível observar o traçado urbano do século 18 marcados pelos simples casarões com fortes características portuguesas com diversas cores fortes e vivas e as fachadas revestidas de azulejos, a maioria conta com sacadas e varandas em pedra ou madeira e nos fundos grandes quintais.
Lisboa
Assim como a cidade brasileira sofreu influencias portuguesas, as cidades portugues também são resultados de diversas influências. A característica de implantar a cidade sobre colinas é do período medieval. Os traços vernaculares são característicos do mediterrâneo onde os edficios são dominantes e marcam os espaços urbanos. Outra grande influencia vem dos muçulmanos, quando dominadores de Portugal num período de quase 500 anos.
A cidade de Lisboa apresenta atualmente uma grande expansão para além das muralhas que a cidade mantinha séculos atrás. E nesta expansão aconteceu um marcante intervenção urbana no século XVI no Bairro Alto que tentou planejar este crescimento criando novos limites para a cidade crescer ao longo dos séculos. Neste novo plano, observa-se a ausência de praças como eram no antigo traçado, descaracterizando a característica original dos traçados portugueses. Esta nova