Teste do Bêbado
Campus São Bernardo do Campo
Introdução
Nas últimas décadas, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou de forma muito rápida e excessiva por parte dos cidadãos. Nos últimos seis anos, houve um aumento de 20% no número de pessoas que bebem de forma frequente (uma vez por semana ou mais), e considerando somente as mulheres, o aumento foi de 34%. Um dos motivos do aumento no consumo de álcool podem estar relacionados ao crescimento econômico do país e aumento de renda per capita, que facilitam o comércio de bebidas [1].
Aliado ao consumo de bebidas, o uso de veículos automotores para locomoção trouxeram uma elevação no número de acidentes e de vítimas fatais. Em dezembro de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.760, que reforça a popularmente conhecida “Lei Seca” (nº
11.705/2008). Trata-se de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro que, além de aumentar o valor da multa administrativa, amplia as possibilidades de provas da infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa [2].
Partimos do princípio no qual um ser humano que ingere determinada quantidade de álcool prejudica consideravelmente suas funções metabólicas, refletindo na diminuição de determinados sentidos. Nesse trabalho mostraremos um método muito útil à população no qual se pode estabelecer um tempo máximo em que certa quantidade de álcool ingerida será eliminada do corpo, induzindo o indivíduo tomar os devidos cuidados até o prazo delimitado.
Objetivos
Determinar a concentração de álcool no sangue e o tempo necessário que o indivíduo deve esperar para que possa dirigir ou efetuar alguma ação com todas suas funções biológicas estáveis, através um software simples e de fácil acessibilidade, onde os principais dados serão coletados e a partir disso cálculos serão efetuados pelo programa.
Justificativa
Na medida que o consumo de álcool vem crescendo dentro da população mundial, o trabalho é de fundamental importância para