Tipos de Modais
Volume/Tipo de carga
Origem/ Destino
Transbordo-Infraestrutura
Valores de frete
Modal Aquaviario
Transporte marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegação marítima é realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegação de longo curso/internacional (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros).
O transporte de cargas feito pelo modal aquaviario é ideal para deslocar grandes volumes de carga em grandes distâncias, quando os trajetos são exclusivos e não há vias para outros modais, além do tempo de transito não ser o principal objetivo há o beneficio de uma redução no custo de frete, porém existe a necessidade de portos/alfândegas.
Este modal é o principal tipo de transporte utilizado no comercio internacional e pode transportar de carros, petróleo e combustíveis á alimentos e cereais. O modal é uma importante ferramenta para o comercio interno e externo, pois ele proporciona a oferta de produtos a preços competitivos. TRANSPORTE AQUAVIÁRIO:
Vantagens
Desvantagens
Transporte de grandes distâncias
Depende de vias apropriadas.
Transporte de grandes volumes
É de gerenciamento complexo, exigindo muitos documentos.
Mercadoria de baixo valor agregado.
Depende de terminais especializados.
Transporte oceânico.
Tempo de trânsito longo
Frete de custo relativamente baixo.
Modal Dutoviário
O modal dutoviário é o mais consistente e frequente de todos os modais, isso é por consequência da variância do tempo de transporte ser mínima (maior consistência) e pela dutovias funcionarem 24 horas por dia. Analisando, por outro lado é o modal que apresenta menor velocidade, capacidade e