Tipos De Microscopia
Tipos:
Microscopia óptica
A microscópia óptica é utilizada para visualização de estruturas celulares e tecidos por intermédio da aplicação da luz refletida pela amostra em análise.
No final do século XVI, depois de anos de aperfeiçoamentos e busca de novas ultilizações para as lentes, foi criada uma lupa por Galileu Galilei que usando-a, efetuou as primeiras observações de objetos a seres. No século XVI o aperfeiçoamento de lentes e a construção do microscópio entrou em grande desenvolvimento quando Antonie Van Leeuwenhoek, comerciante, cientista e aperfeiçoador do microscópio, desenvolveu os primeiros microscópios simples e compostos. Esses aparelhos usavam a luz refletida pelo objeto iluminado.
Os microscópios ópticos são geralmente usados em laboratórios de análises e são divididos em vários tipos:
Microscópio ultravioleta:
Esse microscópio utiliza luz ultravioleta como fonte de luz. Essa luz ultravioleta possui comprimento de onda de 180 a 400 nanômetros, além de produzir um aumento útil, a microscopia ultravioleta também possibilita a observação de substâncias absorvidas por microrganismos.
Microscópio de fluorescência:
O microscópio de fluorescência constituiu um enorme progresso nos estudos das estruturas celulares e dos seus constituintes. A observação é feita através da fixação de substâncias fluorescentes que ao receberem luz, podem ser observados através do brilho gerado.
Microscópio de constrate de fase:
O microscópio de constrate de fase é um instrumento que transforma diferentes fases dos raios em diferenças luminosas, possibilitando a observação através do contraste gerado, as ondas de luminosas que atravessam núcleos, mitocôndrias e inclusões celulares emergirão em tempos diferentes e em fases diversas.
Microscópio de polarização: A microscopia de polarização é constituída por dois prismas o polarizador e o analisador. A forma na qual os materiais interagem com a luz polarizada pode fornecer informações sobre sua composição e