Tipos de microscopia mcm
Trabalho de MCM
Tipos de Microscopia
Professora: Silmara Baldissera Kabayama
Microscopia eletrônica de transmissão (MET)
No microscópio eletrônico de transmissão, forma-se uma imagem bidimensional em uma chapa fotográfica ou em uma tela fluorescente, pela passagem de um feixe de elétrons através de cortes extremamente finos da amostra, deixando uma impressão na tela de observação. Para evitar que os elétrons emitidos sejam absorvidos pelos átomos de ar, o tubo entre a fonte de elétrons e o detector, é mantido sob vácuo.
A parte essencial do microscópio eletrônico de transmissão é uma coluna pela qual percorre um feixe de elétrons. Na parte superior da coluna existe uma fonte de elétrons, o canhão eletrônico, onde os elétrons são normalmente gerados por um filamento de tungstênio. A voltagem aplicada entre o filamento e o ânodo situa-se entre 40 000 e 100 000 V e provoca a aceleração dos elétrons. Além do canhão eletrônico, a coluna é constituída por lentes condensadoras; uma lente objetiva; uma ou mais lentes intermediárias, as quais servem para variação da ampliação; uma lente projetora; um porta-objetos móvel em platina que pode ser controlado, um écran e uma câmara fotográfica.
Microscopia eletrônica de varredura (MEV) O microscópio eletrônico de varredura forma uma imagem tridimensional da superfície de amostras não seccionadas e a imagem é visualizada em um monitor acoplado ao microscópio, nesse caso, os elétrons “varrem” apenas a superfície externa do material. Este aparelho permite somente uma observação da superfície da amostra, mas revela imagens topográficas da superfície com grande riqueza de detalhes.
Esquema resumido do funcionamento do MEV
A imagem é formada a partir de elétrons secundários que partem da amostra quando a mesma é atingida pelo feixe de elétrons. Após passagem por um amplificador, os elétrons secundários