Zara
A HIPÓTESE DA INSTABILIDADE FINANCEIRA DE MINSKY E O MODELO DE
CRESCIMENTO COM RESTRIÇÃO NO BALANÇO DE PAGAMENTOS DE
MCCOMBIE & THIRLWALL
A instabilidade presente nas economias capitalistas, na visão minskyana, e o caminho percorrido pelas mesmas que as leva a sofrer crises. Inicialmente apresenta-se a proposta de Minsky para uma economia fechada, o modo como acontece o investimento, o financiamento e as crises oriundas deste financiamento, bem como o papel do Big Bank e do Big Government. Na seqüência, apresenta-se a hipótese da instabilidade financeira para a economia aberta, a qual, vale salientar, o autor não se dedicou de forma mais profunda.
Também será apresentado o modelo de crescimento com restrição no balanço de pagamentos desenvolvido por Mccombie e Thirlwall.
A hipótese da instabilidade financeira de Minsky é uma teoria que trata dos fenômenos monetários e financeiros no mundo capitalista, após uma reinterpretação da leitura da Teoria Geral de Keynes.
Inicialmente a hipótese da instabilidade financeira foi desenvolvida para uma economia fechada, em decorrência do próprio período em que foi concebida. Mais tarde, devido ao crescimento do comércio internacional, passa a analisar também a economia aberta.
A teoria fundamenta-se no conjunto de dois preços: um referente à produção corrente, outro dos ativos de capital. E é destes dois níveis de preços, do financiamento interno proveniente dos lucros brutos e dos termos em que o financiamento externo está disponível, que depende a intensidade dos investimentos
(MINSKY,1994).
O preço de oferta tem relação com as taxas de salário, com a produtividade do trabalho, com os ativos de capital existentes e com o markup. O preço de demanda é fixado pela oferta e demanda em mercados. A oferta é estabelecida no período presente, enquanto que a demanda espelha a quase-renda esperada do ativo em longo prazo (BAHRY, 2003).
Se o nível de preços de demanda for superior ao nível de preços de oferta, ocorre uma situação