PRINCIPAIS TIPOS DE MICROSCOPIA
A presente pesquisa fala sobre os principais tipos de Microscopia, que são responsáveis por grandes descobertas relacionadas à vida, já que a invenção do microscópio, no século XVII, desencadeou vários avanços na observação de materiais invisíveis a olho nu. “O objetivo da microscopia é a obtenção de imagens ampliadas de um objeto, que nos permitam distinguir detalhes não revelados a olho nu.” (MANNHEIMER, 2002, p.01).
A partir de sua invenção, os microscópios passaram por vários aperfeiçoamentos que os tornaram mais eficientes e precisos. Técnicas ópticas foram sendo desenvolvidas com a finalidade de atingir uma observação mais clara, como por exemplo, aprimoramentos nos sistemas de iluminação e nos tipos de luz que atravessam os espécimes. Segundo Padilha, “O conhecimento detalhado da microestrutura dos materiais permite o entendimento e, em muitos casos, até a previsão das propriedades e do comportamento dos mesmos”. Isto é, os microscópios permitiram ao homem, uma exploração de um mundo antes desconhecido pelo mesmo, trazendo um aumento nos conhecimentos sobre os seres vivos, diagnósticos médicos e até mesmo em pesquisas científicas.
As distintas técnicas utilizadas em microscopia estão diretamente ligadas ás finalidades laboratoriais. Por exemplo, se as lâminas forem para fins educacionais, deve-se tentar montar uma lâmina permanente, mas, se a lâmina for preparada para testes laboratoriais na área de saúde (como contagem de células), essa técnica deve ser rejeitada, seguindo as normas de biossegurança necessárias.
A Microscopia é a ciência que estuda os métodos e as aplicações em que se utiliza o microscópio para observação de objetos, ou pormenores de objetos, com dimensões inferiores ao limite de resolução do olho humano (0,1 mm). Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de microscópio para diferentes aplicações, quase dividem basicamente em duas categorias: 1) Microscópio Óptico e 2) Microscópio Eletrônico.
1) Microscópio