Tipos de layout
Os diferentes tipos de arranjos físicos guardam uma coerência da relação existente entre as exigências de determinado tipo de produto (quantidade e variedade a ser produzida) e a natureza do processo produtivo presente na linha fabril. Os tipos de Arranjo Físico ou Layout são: • Arranjo por produto ou por linha; • Arranjo por processo ou funcional; • Arranjo celular; • Arranjo por posição fixa;
É possível também utilizar diversos tipos de arranjo físico em conjunto que é chamado de Arranjo Misto.
1- Arranjo por produto ou linha (Flow Shop)
Neste tipo de arranjo as máquinas, os equipamentos ou as estações de trabalho são colocados de acordo com a seqüência de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo. Este arranjo permite obter um fluxo rápido na fabricação de produtos padronizados, que exigem operações de montagem ou produção sempre iguais. Neste tipo de arranjo, o custo fixo da organização costuma ser alto, mas o custo variável por produto produzido é geralmente baixo, caracteriza-se como um arranjo físico de elevado grau de alavancagem operacional. É um arranjo muito utilizado pela indústria e também por algumas organizações prestadoras de serviço.
Quando se fala em arranjo em linha, não se trata necessariamente de uma disposição em linha reta. Uma linha de produção retilínea tende a ficar muito longa exigindo áreas de longo comprimento, o que nem sempre é possível.
Para contornar este problema é comum que os engenheiros projetem linhas em forma de U ou S ou outra forma de circuito diferente, que possa ser exeqüível em função das instalações prediais de que a empresa pode dispor.
Alguns exemplos de utilização deste tipo de arranjo:
Indústrias montadoras, alimentícias, frigoríficos, serviço de restaurante a quilo etc.
[pic]
Vantagens do arranjo físico por produto
Dentre as vantagens deste tipo de arranjo físico