Tipos De Layout
Centro de Ciências e Tecnologias – CCT
Departamento de Engenharia de Produção – DEPRO
Disciplina: Engenharia de Métodos
TIPOS DE LAYOUT
Gildemberg Barros
Renno Feitosa
Diogo Diniz
Kayque Bezerra
José Glaucio
Iara Pedroza
Flávia Ângelo
Juazeiro/ 2015
Introdução
A alta competitividade das empresas da atualidade, tem levado as organizações a direcionar seus esforços para estudos variados em busca de melhorias e melhor aproveitamento de insumos, mão de obra, processos e atividades, elementos constantes em qualquer indústria. A estrutura do layout, denominado leiaute ou arranjo físico, assunto abordado nessa pesquisa, dentro de uma organização se bem elaborado e base para a integração dos elementos anteriormente citados.
Rocha (1995) define layout como a disposição física de máquinas, postos de trabalho, equipamentos, pessoas, áreas de circulação, entre outros fatores que ocupam espaço na fábrica, distribuindo-os de forma a maximizar a funcionalidade do processo produtivo e otimizar o ambiente de trabalho.
Layout comporta diversas definições, algumas mais teóricas, outras mais simplistas. De certa forma todas relatam sobre o relacionamento de vários fatores que bem organizados e distribuídos originam o ideal. A junção de mais de um conceito, levaria à melhor definição, que layout é à disposição de máquinas em um habitat, com movimentação correta considerando homens e ambiente, visando à melhor produtividade em menos tempo. ANTON (2012, v.4)
Destarte o objetivo dessa pesquisa, é conhecer e apresentar os tipos de layout e assim obtermos um conhecimento aprofundado sobre o assunto.
LAYOUT POR PRODUTO
No layout por produto as máquinas e processos envolvidos na obtenção ou montagem de um produto encontram-se juntos e em sequência, de modo a propiciar que os materiais ao entrarem na fase de produção, sigam sempre a mesma linha entre os pontos de processamento. O trabalho flui de forma contínua, quando todas