Treliças
1. Noções Preliminares.................................................................................2 2. Generalidades...........................................................................................2 3. Treliças......................................................................................................3
3.1- Classificação de Treliças...................................................................4
3.2 - Hipóteses de Cálculo........................................................................8
3.3 - Carregamento de Treliças.................................................................9
3.4 - Materiais utilizados em Treliças. ....................................................10
Treliças
1. Noções Preliminares
As primeiras treliças foram feitas de madeira e eram utilizadas em pontes e coberturas, depois foram utilizados novos materiais como: aço, alumínio, concreto, etc.
Para se formar uma treliça plana com nós (n), precisava de (2n-3) barras e (3n-6) barras no espaço, segundo Mobius, em 1837.
Em 1847, foi escrito o primeiro livro com considerações racionais e cientificas sobre cálculos de treliças, por Squire Wipple.
Em 1844 foi construída a ponte Werebia, que teve a utilização do método de cálculo de treliça de Jouranski, que só foi publicada em 1850.
2. Generalidades
É necessário conhecer um pouco sobre construções de estruturas, para poder falar de treliças.
A classificação das estruturas é dada por sua forma geral ou pela característica de suas junções. Sua forma pode ser bidimensional ou tridimensional, e suas junções, podem ser flexíveis ou rígidas.
As juntas flexíveis permitem que as peças conectadas girem livremente, mantendo-se a forma e a firmeza da estrutura.
Um sistema de conexão eficiente foi encontrado com um pouco de dificuldade pelos projetistas, pois qualquer deficiência nas junções pode colocar em risco toda segurança da construção. Quando se trata de uma